Porquê o Buddy Programme?

Já alguma vez viajaste sozinho? Já te sentiste um estrangeiro nalgum lado? Os alunos de Erasmus são Porquê o Buddy Programme?

Os estudantes de Erasmus são sensivelmente da tua idade e deparam-se com uma língua e cultura diferentes daquela a que estão habituados. Não conhecem ninguém em Portugal e… tu podes ser o elo de ligação de que eles tanto precisam!

O que faz um buddy?

Enquanto buddy, deverás enviar-lhe um email antes de ele chegar, esclarecer as suas dúvidas… Algumas das tuas tarefas serão:

  • Contactá-lo antes da sua chegada.
  • Esclarecer as suas dúvidas.
  • Apanhá-lo na estação de comboios ou de autocarros.
  • Levá-lo ao hostel e ajudá-lo com a alojação.
  • Mostrar como funcionam os transportes públicos.
  • Ajudá-lo com as primeiras compras.
  • Mostrar-lhe o como funciona o teu estabelecimento de ensino.
  • Apresentá-lo aos teus amigos.
  • Dar-lhe a conhecer a cidade.

O que ganhas com o Buddy Programme?

Ganhas tudo: contactar com pessoas diferentes, com culturas diferentes, vê-los rirem-se de coisas que toda a gente faz e espantarem-se com as coisas mais normais na tua cultura… perceber que há um mundo de Erasmus em Coimbra a que muitas pessoas não têm acesso. Viver uma primeira experiência de Erasmus na tua própria cidade enquanto alargas os teus horizontes, treinas uma língua estrangeira, ajudas uma pessoa… e provavelmente ganhas um amigo!

Para além disso… ganhas um certificado de complemento ao diploma dado pelo teu estabelecimento de ensino caso o teu acompanhamento ao buddy seja satisfatório, algo que pode valorizar imenso o teu currículo!

Sou um estudante da Universidade de Coimbra, como me posso candidatar?

A ESN Coimbra se encontra responsável pelo Buddy Programme organizado pela UC. Apenas pelo do Instituto Superior Miguel Torga e pelo Instituto Politécnico de Coimbra.

No entanto, podes sempre candidatar-te no website da UC: http://www.uc.pt/driic/buddy.

Precisas de saber falar inglês?

Não! Se tiveres competências de inglês poderás desenvolvê-las neste programa, mas caso não tenhas também poderás candidatar-te, já que há alunos de Erasmus com quem é possível contactar em português. Basta indicares isso na tua candidatura.

Como te podes inscrever?

Se fores aluno do ISMT podes preencher o formulário em http://goo.gl/forms/UdxplPq7qK.

Se fores aluno do IPC podes preencher o formulário em http://goo.gl/forms/pGjsUil444.

Depois disso, basta aguardares o nosso email. Se tiveres sido um dos selecionados dar-te-emos  mais informações e todo o apoio de que necessitares. Caso não tenhas sido não desesperes: poderás candidatar-te já no próximo semestre!

Caso tenhas alguma questão podes sempre contactar-nos através da página de facebook da ESN Coimbra: https://www.facebook.com/ESNCOIMBRA